Fátima: Escolas católicas refletem papel do Evangelho na sua ação

«Como é que o Evangelho trespassa o nosso projeto educativo?» é tema da I edição das Jornadas Locais das Escolas Católicas portuguesas que amanhã chega às dioceses do centro do País.

Mais de sessenta docentes de nove instituições de ensino das dioceses de Leiria-Fátima, Portalegre-Castelo Branco e Coimbra vão refletir sobre o "papel e o lugar do Evangelho" no projeto educativo destas comunidades educativas.

Para Elisa Urbano, coordenadora do Departamento das Escolas Católicas no Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) estas jornadas procuram "tornar possível um encontro mais pessoal que é difícil num encontro nacional", e "criar sinergias locais entre escolas católicas de dioceses vizinhas".

A manhã tem início pelas 9h30 com uma conferência a cargo de D. Antonino Dias, bispo da Diocese de Portalegre-Castelo Branco. Ainda da parte da manhã, e após breve intervalo, as várias escolas vão apresentar "ousadias", modos, tempos e espaços "de colocar o Evangelho no centro do projeto educativo" de cada instituição.

Da parte da tarde terão lugares "trabalhos de grupo" com várias questões a desenvolver em torno do tema. 

A formação decorre no Colégio do Sagrado Coração de Maria, em Fátima.

Após a realização em Almada, Viseu e Gaia, a iniciativa, que procura "criar comunhão entre as diferentes escolas católicas de modo a discernir o que nos é pedido pela Igreja" chega às dioceses mais no centro de Portugal continental e vai contar com a presença e participação de D. Antonio Dias, bispo da diocese de Portalegre-Castelo Branco.

No total participaram nesta I Edição das Jornadas Locais mais de 300 professores de cerca de 35 instituições de ensino católico.

Educris|15.09.2017 

 

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades