Porto: Inscrições abertas para a formação sobre interioridade

A casa Diocesana do Vilar, no Porto, recebe, no próximo dia 29 de abril, a formação «A interioridade como paradigma educativo» numa iniciativa conjunta da Associação Portuguesa de Escolas Católicas (APEC) e do Departamento de Escolas Católicas do Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC).

Elisa Urbano, coordenadora do departamento da Escola Católica no Secretariado Nacional da Educação Cristã (SNEC) afirma que esta formação enquadra-se "na missão da Escola católica que deve ter como objetivo primeiro, o educar crianças e jovens para a verdadeira liberdade".

Para esta responsável a "complexidade do mundo de hoje, cheio de solicitações, pede a urgência de reaprender a encontrar a nossa vida interior". Elisa Urbanos sustenta que "apenas no no silêncio, na escuta, o verdadeiro encontro acontece com nós próprios, com a natureza, com os outros e com Deus".

A iniciativa conta com a presença de Elena Andrés, especialista em Educação para a Interioridade e coordenadora do projeto DEBIR da diocese de Vitoria-Gasteiz que vai apresentar aos participantes "os fundamentos teóricos que estão na base desta proposta de paradigma" e que se constituem como "fundamento para a unidade da pessoa como pessoa com e para os outros".

Do programa fazem ainda parte, na tarde desse dia, uma série de ateliers que vão ser orientados "por docentes que já utilizam este ensinamentos na sua pedagogia diária com alunos" procurando funcionar como "espaços de formação para outros colegas das Escolas Católicas poderem experimentar estas ferramentas nos diferentes ciclos de aprendizagem".

A organização lembra que as inscrições são limitadas e devem realizar-se até ao dia 15 de abril. Em anexo encontra já uma apresentação, da autora, sobre a temática a abordar na formação.

Os participantes receberão um certificado de presença referente a 7 horas de formação.

 

A ficha de inscrição encontra-se online AQUI



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades