Porto: Jornadas locais esperam mais de uma centena de participantes

As Jornadas Locais das Escolas Católicas chegam ao Porto onde mais de 25 colégios se vão reunir no próximo sábado para refletirem o tema «Como é que o Evangelho trespassa o nosso projeto educativo?».

A iniciativa, da responsabilidade do Departamento das Escolas Católicas do Secretariado Nacional da Educação Cristã, chega, assim, à terceira edição depois de Setúbal e Viseu.

Ao EDUCRIS a responsável pelo Departamento diz esperar "mais de uma centena de professores e agentes de educação" que, no próximo dia 11 de março se vão reunir no "Colégio de Gaia para escutar a conferência proferida por D. António Francisco dos Santos", bispo do Porto.

Após a conferência do prelado as Escolas Católicas participantes vão apresentar o projeto «Ousadias».

A ideia surge da constatação das “diferenças existentes” e da “riqueza que essas diferenças representam” na Educação Católica em Portugal:

“Constatámos que existem muitas diferenças entre os Colégios que vão desde a sua localização geográfica, ao próprio carisma de cada congregação ou diocese e passando, naturalmente pela população que servem no dia a dia”, contata Elisa Urbano.

O «Ousadias» vai contar com a projeção de um pequeno vídeo, de cerca de 3 minutos, por colégio, mostrando o caminho construído em termos de evangelização em cada instituição de ensino.

Na terceira edição são esperadas escolas católicas das dioceses de Braga, Bragança, Porto e Viana do Castelo.

As escolas interessadas ainda se podem inscrever no formulário construído para o efeito.

Atualmente existem em Portugal 143 escolas católicas que servem uma população estudantil superior a setenta mil alunos.





Newsletter Educris

Receba as nossas novidades