Jornadas Locais refletem sobre identidade das Escolas Católicas

«Como é que o Evangelho trespassa o nosso projeto educativo?» é o tema da I edição das Jornadas Locais das Escolas Católicas portuguesas que se vão realizar no próximo ano em três dioceses diferentes.

Elisa Urbano, do Departamento da Escola Católica no Secretariado Nacional da Educação Cristã revela que “esta é uma ideia antiga” que tem como principal objetivo “criar comunhão entre as diferentes escolas católicas de modo a discernir o que nos é pedido pela Igreja”.

A iniciativa inédita vai acontecer em três dioceses distintas, Setúbal, Viseu e Porto, de modo a “tornar possível um encontro mais pessoal que é difícil num encontro nacional”, e permitir “criar sinergias locais entre escolas católicas de dioceses vizinhas”, sustenta esta responsável.

 

Bispos diocesanos refletem as escolas quantos espaços de evangelização

Para abordar os desafios que se colocam às Escola Católicas o SNEC, e os responsáveis diocesanos das instituições, convidaram os três bispos diocesanos que recebem as Jornadas Locais.

Assim, no dia 21 de Janeiro, em Almada, a Jornada destinada às dioceses de Algarve, Évora, Beja, Lisboa e Setúbal, vai receber, no Externato Frei Luís de Sousa o bispo diocesano D. José Ornelas que vai proferir a conferência “Que desafios se colocam à Escola Católica como espaço de evangelização?”.

No dia 4 de fevereiro, no Colégio Via Sacra, D. Idílio Leandro apresenta o mesmo tema às escolas católicas das dioceses de Aveiro, Guarda, Lamego, Vila Real e Viseu.

A ultima Jornada local vai realizar-se no Colégio de Gaia, na diocese do Porto, no dia 11 de março. D. António Francisco dos Santos vai refletir o tema dos desafios que se colocam perante uma plateia de instituições de Viana do Castelo, Porto, Braga e Bragança.

 

Ousadias: Mostra de trabalhos das Escolas Católicas

Após as conferências dos prelados as Escolas Católicas participantes vão apresentar o projeto «Ousadias».

Para Elisa Urbano esta ideia surge da constatação das “diferenças existentes” e da “riqueza que essas diferenças representam” na Educação Católica em Portugal:

“Constatámos que existem muitas diferenças entre os Colégios que vão desde a sua localização geográfica, ao próprio carisma de cada congregação ou diocese e passando, naturalmente pela população que servem no dia a dia”.

Assim “partindo do princípio de que todos têm algo para dar lembrámo-nos de partilhar o que já fazemos em termos de evangelização nas nossas escolas”, adianta.

O «Ousadias» vai contar com a projeção de um pequeno vídeo, de cerca de 3 minutos, por colégio, mostrando o caminho construído em termos de evangelização em cada instituição de ensino.

No fundo “pretendemos mostrar como vivemos o evangelho nas nossas atividades e o que gostaríamos de fazer”, afirma.

Da parte da tarde os colégios reúnem-se para partilharem a manhã e procurarem respostas comuns para os desafios da educação católica.

Atualmente existem em Portugal 143 escolas católicas que servem uma população estudantil superior a setenta mil alunos.

 

Inscrições ONLINE
(click no local e data em que pretende inscrever-se)
 

21 de Janeiro de 2017 - Externato Frei Luís de Sousa - Almada

4 de Fevereiro de 2017 - Colégio Via Sacra - Viseu

11 de Março de 2017 - Colégio de Gaia - Vila Nova de Gaia

 



Newsletter Educris

Receba as nossas novidades